23 de abr. de 2009

:: Dia do livro ::

A minha paixão por livros vem desde pequenina, desde quando só via livros com fotografias para imaginar a história ou quando liam para mim. E hoje, quem me conhece sabe, virei uma devoradora de livros. Eles preenchem qualquer espaço de tempo que tenho. Sempre carrego o meu na bolsa. As histórias me viciam, faço força para parar de ler... rs Parece exagero, mas é assim que sinto. É como se as palavras lidas escorressem em minhas veias feito droga. Droga boa, claro, que leva a imaginação a altos vôos.


"Sentar, abrir um livro, conhecer personagens, idéias, fatos históricos ou pura ficção, emocionar-se com situações e dilemas morais, viver outras vidas além da nossa. Livros são passaportes para a fantasia, auto-conhecimento e descobertas sem fim" (Alex Xavier - no Livro da Tribo)

google imagens


Achei um post numa comunidade do orkut que falava sobre o projeto "Perca um Livro":
"Alguém já ouviu falar de bookcrossing? É uma prática de perder propositalmente um livro em um local público para que uma pessoa desconhecida o encontre, leia e o perca novamente, reiniciando o ciclo. Nos Estados Unidos e na Europa, o bookcrossing é uma prática bastante comum e o conceito é transformar o mundo inteiro em uma grande biblioteca. No Brasil, a Editora Zeiz começou ‘perdendo’ 150 exemplares de um dos seus lançamentos “A Unidade dos Seis” e inaugurou um site – www.livr.us – onde é feito o cadastro e é possível acompanhar a rota que os livros perdidos estão percorrendo".


Encontrei um vídeo bem legal, estava indicado na mesma comunidade:



E também um link para downloads de ebooks aqui. Tem livros de Hilda Hilst, Clarice Lispector e muita coisa boa!!


Aproveitem e leiam muito!!!


Ah!! Este ano estou participando da Confraria dos 50, que tem o objetivo de fazer com que cada pessoa leia 50 livros em 2009. Eu acho que não vou conseguir, apesar de já ter lido 12 este ano (listados na barra lateral), mas vale pela emoção de participar. rs


Boa leitura!


Iê...

8 comentários:

Amanda Proetti disse...

Ler é mesmo a oitava maravilha! rsrsrs

Ana Rosa disse...

Adorei o post, amo ler. ideia interessante, perder um livro e fazer com que ele rode o mundo.
ótima dica. bjs

meus instantes e momentos disse...

um bom final de semana, é bom voltar aqui.
Maurizio

Michelle Ribeiro disse...

Lembro que eu era viciada em livros mesmo quando não sabia ler. Eu decorei um livro! hahahaha O primeiro que li sozinha foi do menino maluqinho, tinha 100 pgs e li em um dia só. Um orgulho para a família!

Beijos

Fabricante de Sonhos disse...

Olá!

Adorei este lance de perder um livro para que outras pessoas possam achar, ler e perder novamente!
Esta idéia poderia ser mais divulgada aqui!

Vou espalhar para todo mundo!!! Eu mesma vou perder um livro aqui no Centro do Rio de Janeiro...
E vou deixar um bilhetinho para quem encontá-lo, depois de ler, perca o livro novamente! rs

Adorei vir aqui! Adorei o post! De coração!

Tenha um ótimo fnal de semana, viu?

Beijo meu, bailarina! rs

Fabricante...

Joy Barreto disse...

nada melhor que a leitura, quando é algfo que nos prende então, não tem como não mergulhar de cabeça nas histórias, contos enfim, isso quando vc não se identifica com os personagens, ou parece até que conhece todos eles...

Mais do que interessante, esse projeto de "perder os livros" conheço bem viu...
já fiz parte de um grupo digamos que "meio q revolucionarios" na verdade é meio louco existem vários desses por aí "terrorismo poetico" e depois criei um projeto com uns amigos meus que tinha como intuito algumas atitudes de protestos, voluntarios de azilos, orfanatos e da casa de crianças excepcionais maria maia... Houve uma vez em que juntamos uns livros mais antigos, e passamos em sebos para comprar livros interessantes super baratos, a gnt lia e escrevia na contra-capa um recado para o próximo leitor, cada um escrevia umas duas linhas dizendo o q a leitura representou, e deixava uma mensagem, tentando fazer com q atraisse qm achou para a leitura, na última folha, pediamos que abandonasse o livro em lugares publicos... Meu alvoo era o ônibus váárias vezes haha, é interessante... Pena que acabou o projeto =/

Hmm, recomendo então um q achei bem legal q li a um tempo e adorei!

"O SALTO PARA VIDA" de Célia Valente da editora FTD

história real de uma sobrevivente da 2ª guerra mundial, Vale a pena


Bjinhus

João Luis Pinheiro - Jornalista, escritor e poeta disse...

Apesar da minha eterna luta contra a preguiça, também adoro ler. Assim como quase todos, tudo começou ainda pequeno (faz tempo hein? rsrsrs). E a paixão segue firme até hoje.
Adorei o post e obrigado por tornar-se minha seguidora! Sou seu fã de carteirinha.

Beijos
João

Em-conexão disse...

Muito boa dica. Precisamos ler mais. Conhecer mais. A leitura não se restringe aos livros, mas a tudo. Numa frase, é perceber e decodifcar as silhuetas da vida, tal como elas nos aparecem.

Abraços.