19 de out. de 2008

Sapatos enfeitiçam?

Depois de ser abordada na rua por duas garotas que queriam saber onde comprei uma sandália que estava no meu pé (uma melissa Hello lindíssima), pensei um tempão sobre fetiche/tara por sapatos. O que leva uma pessoa a ter esse fetiche – ou seria tara? - Bem, acho que não tenho. Apesar de amar comprar um novo exemplar deste acessório (e achar que não preciso de mais nenhum até o próximo inverno!). Tem algum outro motivo?
foto: autor desconhecido/google

De acordo com o dicionário Houaiss, fetiche quer dizer “objeto a que se atribui poder sobrenatural ou mágico e se presta culto” e tara significa “desequilibrar-se mentalmente; enlouquecer; gostar muito; adorar; desejar de forma ardente”. Então, as duas palavras servem para dizer que se ama sapatos, se bem que eu acho mais forte dizer “sou tarada por sapatos”, apesar de ser o mais certo.

O comum é ouvir mulheres dizerem: “Tenho fetiche por sapatos”. A palavra fetiche vem de feitiço, então querem dizer que se sentem enfeitiçadas por eles. Ou querem enfeitiçar com eles. Também, pudera, qualquer um pode perceber que um calçado de salto deixa os pés mais bonitos. E quando se sabe andar bem com um desses belos saltos, atrai qualquer olhar, seja feminino ou masculino.


Costumo dizer que uso sapatos de acordo com meu humor, estresse ou objetivos. Amo vestir uma calça jeans, um blusinha básica e um belo sapato para contrastar, mas já cheguei a usar a mesma roupa, no mesmo dia, com um all-star. Verdade, um dia sai de jeans, hering branca e all-star vermelho, cheguei em casa apressada e tinha que sair para trabalhar em 10 minutos, peguei uma super sandália de salto, coloquei e fui. rs Em dias de puro cansaço, desânimo ou quando quero curtir um feriado, fim de semana ou dia comum mesmo à vontade uso rasteirinhas, tênis ou qualquer calçado que não tenha salto.


Um sapato de salto deixa calcanhares elevados e podem dar a ilusão de pernas mais bonitas, acho que é daí que vem a preferência quase unânime das mulheres. Conheço mulheres baixinhas, assim da minha altura (rs), que nunca usam tênis e sapato sem salto e mulheres altas que nunca usam salto!! Mas sempre há aquelas que gostam de variar.


Homens também gostam de vê-las com um belo salto, chama atenção de verdade. Mas não creio que eles saibam a marca, a diferença entre saltos e nem o poder que a "elevação" dos calçados tem. Na minha opinião, simplesmente são seduzidos e nem sabem que é o belo salto que contribuiu junto com todas as outras coisas, é claro, e ajudou bastante, para atrair olhares.


Tem aquelas mulheres, com certeza, que não usam para este fim. Mas se sentem poderosas com tal apetrecho nos pés. Podem ser belas, super produzidas, mas se não colocar o tal salto não se sentem bem!


Bom, precisaria de algumas entrevistas para saber como as pessoas vêem essa louca mania de gostar de sapatos de salto das mulheres, ou o que leva , como podemos chamar, a esse consumismo exagerado pelo mais apaixonante acessório de pés.


Iê...




"Toda mulher que seduzir um homem para que ele se case com ela, utilizando-se de sapatos de salto alto ou outros artifícios (...) será castigada com as penas de bruxaria"
Lei promulgada no séc. XV, pelo parlamento inglês






2 comentários:

Anônimo disse...

às vezes considero sapatos um apetrecho tanto quanto levantador de moral de mulheres, sabia? não sei se seria algo psicológico, que apenas nos faz sentir mais femininas e poderosas, mas que dão sempre um bom up no nosso visual, ah se dão! e eu quase nunca abro mão de um belo nos meus pés!

Anônimo disse...

Não sei se o que tenho é tara ou fetiche, ou até mesmo um capricho... Faço coleção de sapatos, e já tenho 45 pares...troco qualquer peça de roupa por um belo par deles...não troco, não vendo e não dou...rsrs