21 de jan. de 2009

:: Gentileza ::

"Você já mudou de atitude com alguém pelo simples fato desta pessoa insistir em ser gentil com você? Sorriso no rosto espanta mau humor, atrai amigos e leva sensação de bem estar. Marisa Monte, em sua música Gentileza, relata que as palavras de um poeta que escrevia no muro foram pintadas de cinza, o que a entristeceu, pois neste mundo, cada vez mais apressado, quase não temos tempo para ler coisas brandas e delicadas e não sabemos aproveitar as gentilezas da vida. Ser gentil é passar suavidade a esta vida tão desgastada pela falta de tempo e de afeto". Christiane Frazão (agenda/livro da Tribo)



Aproveitando... Uma coisa que eu acho ótimo fazer e exercita a gentileza, a entender as pessoas, a aceitar as diferenças existentes entre os seres humanos é ler... Por isso, vou participar de um desafio apresentado pala Ana Rosa, do Vida Cotidiana. O objetivo é ler 50 livros em 2009. A Ana encontrou o desafio no blog Lector in Fabula - O mundo dos Leitores.



Bem, como escrevi nos comentários do Vida Cotidiana, sempre escrevo na minha agenda o nome dos livros que li durante o ano e no fim confiro quantos eu li! Sempre ficava me achando uma super leitora, mas consegui ler no máximo 23! E todo ano ficava por ai 20, 21... mas li apenas 15 em 2008!! Não sei se chegarei aos 50 livros, mas vou tentar. Tentar sem muito esforço, vou ler da mesma forma de sempre, mas começar um atrás do outro, sem dias de folga às minhas leituras. Vou linkar os livros lidos por mim este ano ao lado, no Magazine Literário, com a indicação (2009). Sendo pessimista, acho que só conseguirei chegar ao meu próprio recorde, mas não custa tentar! Bem, começo hoje o 4º livro do ano, Crepúsculo, e o 5º, Lua Nova (os dois de Sthephenie Meyer), já está na minha prateleira esperando...

E para vc, o que mais exercita a gentileza?

Iê...

4 comentários:

Amanda Proetti disse...

Sim! Eu já mudei de atitude com alguém pelo simples fato desta pessoa insistir em ser gentil comigo. E creio que a experiência mais marcante não tem muito tempo, está ainda em 2009. Minha atitude foi fazer o que eu acredito ser o maior troféu da gentileza: a honestidade. Sentamo-nos, uma de frente pra outra, e olhos nos olhos pra não haver mais espaço pra mentira, pra não haver mais espaços, falei, contei, transbordei meus monstros, minhas lágrimas, minha culpa e arrependimento por ter perdido tanto tempo por medo, por nada. E pronto. Daí nasceu uma amizade... ainda bebê, mas que cresce a cada dia com abraços, gestos de carinho, gestos de cuidado e sorrisos, tudo o que é natural dela e que tem me ensinado, e eu bebido desta fonte!
PS.: Aceito o desafio! Ontem li o primeiro deste ano ( gçs a ti e sei que será um dos teus próximos, se já não o foi nesta noite! rs), Flores de Dentro, de Marla de Queiroz, mais do que recomendado! Acho que o próximo será algum em inglês já que também esta é minha meta e estou mui determinada: fluência na língua até o fim do ano.
Bjos, minha ex-professora amiga... ou seria minha amiga ex-professora?! rs

Ana Rosa disse...

Linda, legal você querer participar do desafio, vai ser difícil, mas quando temos metas nos forçamos a vencer.
Gentileza é algo que devemos ter sempre no sorriso, na forma de falar e tratar as pessoas. bjs

Michelle Ribeiro disse...

Não me lembro se mudei, mas sei que todos os dias quando chego ao trabalho morrendo de sono faço questão de dar bom dia à todos os que aparecem na minha frente com um sorriso no rosto. Assim o dia sempre começa bem e cheio de gentilezas.

Alexandre Ofélio disse...

Vou tentar também. 50 livros?

Nossa......Vamos lá,

Alexandre