22 de abr. de 2009

:: Créditos ::

Bem, sei que a maioria dos blogueiros não faz isso, mas achei um texto meu copiado sem o devido crédito (no orkut). Acho isso extremamente chato, uma falta de educação tremenda. Então, se copiar algo, mesmo que seja uma frase de um texto, seja lá de que blog, site, música etc for, coloque o crédito, até o link de onde copiou se tiver. Vai colocar no seu blog, na frase do orkut ou do msn, num trabalho, pixado num muro, sei lá, também deve creditar a pessoa. Os textos de um blog, assim como de qualquer outro lugar, por mais públicos que pareçam, são de propriedade de alguém. Alguém que está aqui para brincar de escrever ou não, para divulgar seu trabalho, suas experiências, para conhecer pessoas; seja lá qual o objetivo, o autor merece respeito pelo que escreve.
Eu já acho chato demais pegar fotos do google imagens e não colocar de quem é, imagina copiar algo assim como se fosse meu!
Tá, não temos um Código de Ética aqui, mas não precisa criar quando se tem consciência do que faz, não acham?
...

7 comentários:

Christi... disse...

Concordo bailarina Iêda,

Tem pessoas que acabam tentando forçar o que não são, escritas são assinaturas de quem as sentiu, fazem parte até de quem as leu, mas isso tudo é código de educação e respeito, e isso não se ensina, se tem por aprendizado e essência.

Fotografias, é algo que eu amo muito, tiro sempre do site da flicker, que são as fotos que os profissionais permitem pra divulgação, quando não é permitido, ficam em spaceball, algo assim, e com isso fica claro que é privado.

Tem muitos escritores, fotógrafos que deixam na net sua obra livre pra leitura ou admiração, mas isso é algo que quem extrai, percebe.

Enfim...

Bjs, bom seu manifesto

Chris

Anônimo disse...

Dar os direitos autorais a alguém é admitir que aquela pessoa através daquele dom foi capaz de tocar a sua vida.

Amanda Proetti disse...

Eu acho! Mas isso é questão de sensatez segura... ou segurança sensata... e com uma pitada de humildade e respeito às palavras...

Alexandre Ofélio disse...

É isso mesmo Iêda. Tem que colocar o crédito sim, sempre. Valorizar o poeta, o escritor, o artista, enfim, quem quer que seja, é primordial.

Montanha

Ana Rosa disse...

Não existe código de ética, mas a ética é tudo nas nossas vidas e claro a honestidade.
Adorei menina. Ter responsabilidade acima de tudo... bjs

Andreia Alves disse...

Oi Iêda adorei, ética é primordial e não existe a necessidade de estar escrito em algum lugar, é preciso apenas ter consciência de que quem criou merece ser reconhecido!
Bjsss e um ótimo fim de semana!!!

✿Lidi Dimbarre Tullio ஜீ disse...

É isso aí linda, tem mais é que falar mesmo!
Tudo bem que vc achar um texto bonito e quiser copiar pra postar em seu blog, mas por favor né minha gente créditos neles, blogueiro é isso, agora não venham querendo usar de malandragem!

Beijos linda, e te dou a maior força pra esta indignação!