27 de ago. de 2008

Republicação nº 7

Ler é a solução
para escrever melhor

Digamos que ler é abrir um caminho para o mundo.

Mas que caminhos, muitos perguntam...

A leitura vincula novas aquisições, traz habilidades, faz viajar, sonhar e soltar a imaginação. Além de ser uma excelente atividade de lazer. Faça o teste, vá para um parque, deite na grama ou numa rede em casa mesmo e leia um livro. É muito relaxante.

Vou me prender aqui ao que considero um ponto importante. Ler para aprender a escrever ou para melhorar a escrita, usar as palavras corretamente. É preciso concentração, interesse e busca por dúvidas também.

Uma boa e constante leitura pode evitar erros que considero um assassinato. Exagero? Não mesmo. Encontrar um mais ao invés de mas num texto, dói no fundo da alma. Ver um há, na indicação de tempo passado, sem o h ou mesmo a redundância "há cinco anos atrás", também é ruim. Pelo amor de Deus, vamos lembrar que se digo que é há 5 anos, já está esclarecido que é atrás!!!

Erros gramaticais gerais, falta de vírgulas, palavras com ç escritas com ss e coisas assim; por ai vai as várias formas de amarfanhar a nossa língua.

E o bendito uso do gerúndio. Parece que virou moda estar falando e escrevendo assim. É uma das formas nominais do verbo, mas quando podemos substituí-la, o texto fica mais belo e até nossa fala enriquece.

Para usar a leitura como forma de aprendizado é preciso também força de vontade. Deixar a preguiça de lado literalmente. Anotar o que não entende e procurar no dicionário, verificar as regras gramaticais aplicadas mesmo quando se presta atenção na história ou mesmo escrever sobre o que leu. Parece chato, conselho bobo de professora, não é mesmo? Contudo, pode ser gratificante também. Aos poucos tudo isso se torna natural, você lê um jornal e lá vê um erro mesmo quando nem pensa em procurá-lo.

Existem pessoas extremamente preocupadas em aprender uma outra língua. Acho digno e necessário mesmo. Mas não vamos esquecer de aprender direito a língua do Brasil.

Obs.:Não se chega a lugar algum sem saber escrever e falar corretamente em qualquer língua!

Iê...

Nenhum comentário: